(16) 3372-5391 contato@acapulcotelhas.com.br


Dicas para conservar panelas de ferro fundido

25/06/18 | Comentários: 0

Muito utilizada no Brasil, alguns pratos necessitam de panela de ferro para seu preparo. Uma carne feita uma chapa de ferro é o mais próximo possível de chegarmos nos resultados de uma grelha tradicional, já que elas não deformam com o calor e atingem temperaturas muito mais elevadas em comparação às de inox ou alumínio, além de ter uma condutividade baixa, que distribui o calor proporcionalmente igual em toda a sua superfície.

Contudo, para garantir sua longevidade, é necessário preparar a sua panela, em um processo que chamamos de curar a panela. Esse processo é necessário porque a proteção que lhe é aplicada de fábrica sai por completo após as primeiras lavagens, e após alguns usos, ela já começa a enferrujar.

 

“Curando” sua panela de ferro:

O processo de curar a panela consiste em impregnar com gordura ou óleo seus poros. Em algumas panelas isso é feito na fábrica, mas após algumas lavagens perde a cura, tendo então que refazê-la periodicamente.

Para isso, você deve espalhar óleo comestível ou gordura pela panela e depois levá-la ao forno por 1 hora na temperatura 160º.

Caso a panela tenha alguma parte feita de madeira que não pode ser removida, ela não poderá ir ao forno. Então você terá que fazer a cura no fogão, nesse caso:

 

1 – Espalhe óleo na parte interna e leve a panela ao fogo baixo por cerca de 30 minutos.

2 – Após esfriar, espalhe o óleo no restante da panela, desta vez colocando-a ao fogo de cabeça para baixo para que a chama não entre em contato com o óleo que você espalhou, deixe no fogo por mais 30 minutos.

 

Uma panela bem curada tem a sua superfície em tom preto marcante. Caso a panela apresente regiões mais claras, significa que não há mais cura nestes pontos, apesar de não possuir ferrugem. Para uma panela que não é usada constantemente, recomenda-se curá-la após 5 lavagens. Além disso, alguns cuidados extras são importantes:

 

-Secar a panela após lavagens sob alguma fonte de calor,o Sol, por exemplo, fogão a lenha ou com de um fogão a gás. Esse procedimento elimina toda, evitando a ferrugem.;

-Remover imediatamente os pontos de ferrugem que surgirem, utilizando uma esponja de aço;

-Caso tenha muita ferrugem, uma forma de fácil de remover é deixando a área afetada ou mesmo a panela toda de molho em vinagre por 30 minutos. Depois utilize uma escova de aço para remover o excesso da ferrugem. Feito isso, utilize uma palha de aço para finalização. Feito isso, lave a panela e realize o procedimento de cura novamente.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Acapulco

Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Viskoo Propaganda e Marketing