(16) 3372-5391 contato@acapulcotelhas.com.br


Como escolher o melhor tipo de telha para o seu telhado

25/06/18 | Comentários: 0

Em várias construções só é iniciado o processo escolha de telhas e telhado quando a edificação já está quase concluída, mas, o ideal é que isso seja planejado desde o início do projeto, tendo em mente sua inclinação e o tipo de telha. É importante seguir as recomendações do fornecedor, já que isso evita incômodos com relação a mudanças de tempo, ventanias ou excesso de calor, assim como seu processo de instalação, fixando as bordas das telhas na estrutura do telhado.

 

Principais pontos para se observar na escolha da telha:

-Verificar  a inclinação do Telhado;

-Telhas possuem informações sobre o grau de inclinação indicado para elas. “Se usar uma com mais ou menos inclinação do que o indicado para o telhado, pode entrar calor, água ou vento”, ressalta a designer Marlene Krenzinger. “Por exemplo, se a telha exige uma inclinação de 5%, caso ela seja instalada em 40%, será arrancada facilmente pelo vento”, complementa;

-Observe se o produto possui homologação pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);

-Analisar o tipo de telha que combina mais com o estilo da construção e o formato que o telhado possui. Em situações normais isso é definido previamente pelo arquiteto, considerando o projeto e sua estética;

-A qualidade do material, uma vez que isso pode inferir na sua durabilidade.

 

Cuidados na instalação de telhas:

-É indispensável contratar profissionais que entendam de estruturação de coberturas, encaixes e fixação das telhas;

-Atenção para os diferentes tipos de revestimento. Enquanto a resina é utilizada para dar brilho ou semi brilho nas telhas, o silicone tem apenas como função não absorver água, enquanto o esmalte muda a cor das telhas.

-A bordas devem ser fixadas. “As de cerâmica por exemplo, se uma borda levanta acaba levando todas as outras junto”, alerta o arquiteto João Antônio Friedrich.

-Outro ponto de atenção é rendimento por metro quadrado das telhas, pois atualmente cada telha de cerâmica possui seu rendimento prórpio (10,5; 11,5; 12;13;15;16 pç/m²)

 

Dicas para evitar que o telhado seja sugado por ventanias

O arquiteto João Antônio Friedrich explica que o vento arranca telhados inteiros pois ele gera uma área de sucção e vácuo. Isso não tem relação com o tipo de telha utilizada mas, sim, à construção incorreta da estrutura. “Tem que ter tirantes que reforçam internamente”, esclarece. A estrutura do telhado tem de estar bem fixada na estrutura da construção. O material precisa ser de boa qualidade e cada telha precisa ter suas bordas fixadas.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Acapulco

Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Viskoo Propaganda e Marketing